Home Melhores Produtos História de Fernando Geribello e Olympia alves de souza- Museu Virtual

História de Fernando Geribello e Olympia alves de souza- Museu Virtual

por museudapessoa
Museu virtual fernando geribello

Fernando Geribello e Seu Legado

Carreira e Contribuições

Fernando Geribello, junto com seu irmão José Geribello, dedicou-se ao comércio na praça de Itú. Ambos ficaram estabelecidos na cidade por muitos anos, administrando lojas de fazendas. Embora não tenham acumulado grandes fortunas, fizeram algo ainda mais significativo: proporcionaram educação superior aos filhos. A maioria deles obteve diplomas de bacharel em Direito, engenheiro ou médico, o que lhes permitiu abrir portas importantes e conectar a herança italiana com as mais tradicionais famílias brasileiras.

Casamento e Vida Familiar

Fernando Geribello casou-se com Olympia Augusta Alves de Souza, filha de João Manoel Alves de Souza e Maria da Conceição, em outubro de 1872. Ele possuía várias lojas de fazenda em Itú, mas decidiu vendê-las para comprar uma fazenda em Piracicaba. Conta-se que essa fazenda foi adquirida por 500 contos de réis, valor que excedia o montante obtido com a venda das lojas. Apesar de sua intenção de viver pelo menos mais um ano para saldar o pagamento da propriedade, Fernando faleceu aos 50 anos, deixando a fazenda parcialmente paga.

Após a morte de Fernando, sua esposa Olympia buscou ajuda de antigos amigos em Itú, incluindo Prudente de Moraes, que mais tarde se tornaria Presidente da República. Esses amigos ofereceram-se para adiantar o dinheiro necessário para pagar a fazenda, com a condição de que o filho Graciano, então no último ano de Medicina no Rio de Janeiro, abandonasse os estudos para administrar a propriedade. Olympia recusou a condição, permitindo que Graciano se formasse médico e se estabelecesse em Itú, onde foi prefeito por mais de 15 anos.

Ação Humanitária e Legado Familiar

Fernando Geribello possuía vários escravos em sua casa em Itú, mas realizou uma ação incomum para a época: um ano antes da Abolição da Escravatura, ele alforriou seus escravos. As crianças que nasceram após a alforria foram criadas como seus filhos, levando o sobrenome Geribello. Esse gesto não apenas libertou os escravos, mas também integrou seus descendentes na família, criando laços de amizade e respeito que perduram até hoje.

Fernando e Olympia tiveram nove filhos: Graciano, Oscar, Umberto, Horácio, Oswaldo (solteiro e advogado), Zenaide, Elisa, Ezaltina e Antonietta. Um dos filhos dos escravos libertos, Francisco Geribello, conhecido como Titó, também recebeu o sobrenome Geribello e foi tratado como membro da família. Titó e seus descendentes foram sempre presentes nos eventos familiares, fortalecendo os laços entre as famílias e contribuindo para a história da família Geribello.

Reconhecimento e Herança

Titó deixou uma descendência respeitável em Itú, sendo lembrado e homenageado pela comunidade local muitos anos após sua morte. A família Geribello orgulha-se de incluir os descendentes de Titó como parte de sua história, uma herança que transcende os laços genéticos e se baseia em amizade e respeito mútuos.

Você pode gostar

Logo museu da pessoa

Copyright @2024  Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por Museu da Pessoa Consumidora